Manifestações pela Ouvidoria
Aqui o cidadão poderá apresentar manifestações, tais como: denúncia, reclamação, solicitação, sugestão e elogio.
Denúncia: consiste em comunicar um ato ilícito praticado por agente público.
Elogio: consiste em expressar sua satisfação com o atendimento público.
Reclamação: consiste em manifestar sua insatisfação com um serviço público.
Solicitação: consiste em solicitar um atendimento ou uma prestação serviço.
Sugestão: consiste em enviar uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
As manifestações podem ser encaminhadas mediante o Sistema e-Ouv no link a seguir.
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx
Qualquer pessoa, física ou jurídica.
Não se aplica.
Até vinte dias. Podendo ser prorrogado por dez dias, com justificativa.
De 08h às 12h e das 13h às 17h
De segunda-feira a sexta-feira.
Sim.
Físico. Sala da Ouvidoria. Térreo do Prédio Central da UFRPE. Também, mediante Sitema e-Ouv através do link:
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx
Não são exigidos documentos.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1 DA OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014.
https://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-ogu-01-2014.pdf
PORTARIA N.º 3681, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2016.
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n
Dois Irmãos - Recife - PE
Telefone: (55 81) 3320-6015
Site: http://www.ouvidoria.ufrpe.br/
E-mail: ouvidoria.reitoria@ufrpe.br
Sitio eletrônico da Ouvidoria: http://ww2.ouvidoria.ufrpe.br/content/contato
A Ouvidoria da UFRPE, criada em 2005, tem a finalidade de promover direitos e interesses da comunidade acadêmica e do público externo através de ações preventivas e corretivas, que estabelecem elos e desburocratizam os trâmites. É um setor que contribui com a democratização da Universidade e o aperfeiçoamento dos serviços por ela prestados por meio da participação social.
A Ouvidoria recebe denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios, relacionados a qualquer serviço da Universidade e os faz chegar aos setores competentes. Acompanha a mediação, oferece sugestões, cobra resultados quando esses não são apresentados em tempo razoável, com vistas a garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.
A Ouvidoria não tem poder decisório, mas trabalha em regime de plena autonomia e tem acesso a todas as instâncias da Universidade. Não se trata de um campo de litígio, mas de harmonização, assim, a/o Ouvidor/a adota uma postura mais pedagógica e preventiva relacionadas às atividades institucionais, assegurando o respeito aos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária e da comunidade externa.
Seus parâmetros são a ética, a transparência e a imparcialidade, utilizando-os na construção permanente da credibilidade e da confiabilidade.